Você sente dor nos pés quando caminha?
Dor nos pés é algo comum no dia a dia do brasileiro. Horas em pé no trabalho, baldeação em transporte público e fila de banco são agravantes destas dores, além de sapatos apertados, desconfortáveis e, no caso das mulheres, o sapato de salto alto. Alguns problemas nos pés também causam dores constantes como o esporão de calcâneo, fascite plantar, joanete, Neuroma de Morton, etc.
Uma questão importante é saber o seu tipo de pisada para adquirir o calçado ou tênis correto para caminhar com qualidade. Quem caminha bastante, deve ficar atento a esta questão. Apesar da caminhada ser um exercício de baixo impacto, movimenta-se bastante os músculos, as articulações e os tendões, assim como, se seu pé estiver mal apoiado no calçado, no final do dia, você sentirá dores não só na região, mas também nas pernas e coluna.
Como aliviar as dores após a caminhada?
Separamos algumas dicas para você testar em casa e aliviar um pouco as dores:
Gelo
Aplique o gelo envolvido em uma toalha ou em um pano sobre a região dolorida, fazendo movimentos circulares por, pelo menos, 20 minutos com um intervalo de 5 em 5 minutos para não queimar a pele.
Escalda-pés
Para diminuir o stress, aumentar a circulação corporal, recuperar e relaxar os músculos dos pés, indicamos um bom escalda-pés no final do dia. Com um balde de água quente (35 a 40º), óleos naturais e sal grosso, insira seus pés e deixe relaxar por algum tempo. Após o banho, seque com uma toalha e faça uma breve massagem na área dolorida para aliviar ainda mais o desconforto.
Bolsa de água quente
Se você não quiser fazer um escalda-pés completo, pode usar uma bolsa de água quente nos pés, já que a sensação também será de relaxamento e bem-estar.
Massagem
Sessões de massagem ajudam na descontração muscular dos pés e aliviam as dores imediatamente. Recomendamos uma sessão de Reflexologia que, além de relaxar os pés, irá revitalizar todo o corpo para o dia posterior.
Se por acaso as dores não passarem, em pelo menos 2 dias, recomendamos uma consulta com o seu ortopedista para examinar com mais detalhes o caso.
Comments